CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 9 de dezembro de 2012

veja ataque de bagres a pombos em rio da França

Cientistas estudam comportamento inusitado de peixes de água doce.
Em cinco meses de observações, foram detectados 54 ataques.

Do Globo Natureza, em São Paulo

Estudo publicado na última semana na publicação científica “PLOS ONE” investiga como peixes bagres conseguem caçar pombos que estão no ambiente terrestre. Um vídeo feito por pesquisadores da Universidade de Toulouse, na França, mostra os ataques de peixes às aves.

Há tempos os cientistas ouvem relatos de que bagres europeus têm capturado pombos que ficam na margem de rios, arrastando-os para dentro da água. O fato surpreendeu os pesquisadores, que decidiram analisar o comportamento.
Os estudiosos verificaram o comportamento de bagres que vivem no Rio Tarn, no sudoeste da França. De acordo com o estudo, espécies da ordem Siluriforme foram introduzidas neste curso d´água em 1983.  A partir de uma ponte, os pesquisadores observaram entre junho e outubro de 2011 “a caça” dos peixes aos pombos.
Durante o período, houve 54 episódios de peixes tentando capturar as aves. Em 28% dos casos, os bagres "abocanharam" com sucesso suas presas. A evidência sugere que os esta espécie de peixe consegue sentir vibrações das aves, em vez de estabelecer contato visual com os pássaros. A causa deste comportamento incomum ainda é desconhecida.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
Sequência de imagens mostra captura de pombos por bagres em rio da França (Foto: Divulgação/PLoS ONE) 
Sequência de imagens mostra captura de pombos por bagres em rio da França (Foto: Divulgação/PLoS ONE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...