BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Campanha fake derruba prêmio brasileiro em Cannes

 


FONTE The News 

O Brasil estava em festa no Cannes Lions 2025 — o Oscar da publicidade — depois de ter recebido a homenagem de “o País Mais Criativo do Ano”. Mas uma notícia nada agradável veio à tona no final de semana…

A agência de publicidade brasileira DM9, uma das maiores do mercado, perdeu o prêmio Grand Prix de Creative Data após admitir que o material premiado usava conteúdo manipulado para parecer real.

videocase da campanha Efficient Way to Pay, feito para a Consul, trazia dados de impacto e depoimentos que nunca aconteceram, incluindo uma suposta matéria da CNN criada por AI.

A denúncia gerou reação imediata: o festival revogou o prêmio e retirou todos os reconhecimentos ligados ao projeto.

  • Enquanto isso, a DM9 retirou outros dois cases que também tinham sido premiados pelo festival, afastou o seu copresidente e anunciou um Comitê de Ética em AI.

O episódio expõe uma prática que não é tão novidade assim no setor — as chamadas campanhas fantasmas —, que agora ainda estão ganhando um tempero da inteligência artificial.

O escândalo sacode um festival que movimenta milhões em inscrições e produção do mundo todo. Somente neste ano, foram cerca de 27 mil cases, com valores que chegam a € 2.300 cada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha fake derruba prêmio brasileiro em Cannes

  FONTE The News  O Brasil estava em festa no  Cannes Lions 2025  — o Oscar da publicidade — depois de ter recebido a homenagem de “o País M...