Texto Ten. PM Marçal Escola Joia
O termo "Síndrome da gaiola" foi criado pelo psiquiatra da infância e adolescência, Gabriel Lopes, em alusão aos pássaros que crescem em cativeiro e quando a gaiola é aberta e têm a oportunidade de voar, continuam lá dentro.
É um comportamento que se agravou, entre os jovens, com as restrições impostas pela COVID-19, onde o MEDO e a ANSIEDADE os aprisionaram dentro de suas casas.
"Os mais jovens, por exemplo, tiveram de abrir mão dos encontros com amigos, a rotina da escola, as festas e as viagens. Sem poderem sair de casa, todas as experiências que eram vividas da porta para fora passaram para o ambiente online".
Sem dúvidas, as perdas educacionais e socioafetivas foram imensuráveis, trazendo consequências capazes de influenciar nas emoções e sentimentos das pessoas. No entanto, a percepção precoce destes afeitos pode contribuir para a reversão de hábitos patológicos.
O estímulo a conexões e experiências offline representa um importante passo para a ruptura de comportamentos inibidores do desenvolvimento humano.
Nesse sentido, o ACAMPAMENTO EDUCATIVO JOIA se apresenta como mais uma alternativa para oportunizar a jovens, adultos e crianças experiências ricas em estímulos sensitivos, socioafetivos, sensoriais e motores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário