CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Corpo de Joelmir Beting é velado em São Paulo

Jornalista morreu na madrugada desta quinta-feira (29).
Joelmir tinha 75 anos e mais de 55 anos de carreira.

Do G1, em São Paulo

O corpo do jornalista Joelmir Beting era velado no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, desde as 8h desta quinta-feira (29). Ele morreu no início desta madrugada aos 75 anos. Beting estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e, no domingo (25), sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE).
Veja imagens da carreira de Joelmir Beting
O velório foi aberto ao público por volta das 10h15. O término da cerimônia está previsto para as 14h. A cremação ocorrerá no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, às 16h, numa cerimônia restrita à família.
Mauro Beting no velório do pai na manhã desta quinta (Foto: Letícia Macedo/G1) 
Mauro Beting no velório do pai na manhã desta
quinta (Foto: Letícia Macedo/G1)
Seu filho, o também jornalista Mauro Beting, participava da cerimônia nesta manhã. “Como pai, foi o melhor que um jornalista pode ter. Para um filho, ele foi o melhor jornalista que um filho pode ter”, comentou. Ele divulgou na rede social Facebook o horário da morte do pai, e escreveu: “um minuto de barulho por Joelmir Beting: 21 de dezembro de 1936 - 0h55 de 29 de novembro de 2012”. Mauro estava no ar, na Rádio Bandeirantes, quando soube da morte do pai, e leu uma carta.
Ainda segundo Mauro, o Palmeiras vai prestar uma homenagem a Joelmir Beting, que era grande fã do time, no próximo jogo. Os jogadores devem usar uma camiseta especial.
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin chegou ao velório por volta das 10h15 para prestar suas homenagens ao jornalista. Segundo Alckmin, Joelmir Beting tinha duas capacidades singulares. A primeira era o bom humor. “Dizem que o estado de permanente bom humor é uma das melhores provas de inteligência. Era uma pessoa bem humorada, com bordões inteligentes, um humor fino”. A outra capacidade que o governador destacou era a de “traduzir o ‘economês’ para a vida cotidiana, para a vida prática das pessoas”.
O apresentador Otávio Mesquita também chegou à cerimônia por volta das 10h15.
Joelmir atuava como comentarista de economia no grupo Bandeirantes. Ele tinha mais de 55 anos de carreira.
Joelmir Beting nasceu em Tambaú, interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936. Em 1957, começou a estudar sociologia na Universidade de São Paulo (USP) para fazer carreira no jornalismo. Em 1957, iniciou carreira na editoria de esportes. Trabalhou nos jornais “O Esporte” e “Diário Popular” e também na rádio Panamericana, que posteriormente virou Jovem Pan.
Em 1962, sociólogo formado, trocou o jornalismo esportivo pelo econômico. Em 1968, virou editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo”. Em 1970, lançou sua coluna diária, que foi publicada durante anos por uma centena de jornais brasileiros, com o timbre da Agência Estado.
Em 1991, o profissional iniciou nova fase no jornal “O Estado de S.Paulo”. A coluna foi mantida até 30 de janeiro de 2004. No mesmo ano que ela foi lançada, em 1970, Joelmir também começou a passar informações diárias sobre economia nas rádios Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Gazeta e nas redes de TV Bandeirantes, Gazeta, Record e Globo, até 2003.

Em março de 2004 voltou ao grupo Bandeirantes. Permaneceu até hoje como comentarista econômico nas rádios Band News FM e Bandeirantes, e também do Jornal da Band, na TV. Também era um dos âncoras do programa de entrevistas “Canal Livre”. Na Rede Globo, trabalhou por 18 anos.
Ele escreveu ainda dois livros: "Na prática a teoria é outra" e "Os juros subversivos".
Joelmir Beting deixa dois filhos: o publicitário Jean Franco e o jornalista esportivo Mauro.
Joelmir Beting (Foto: Fernando Sampaio/Estadão Conteúdo) 
Joelmir Beting. (Foto: Fernando Sampaio / Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

  Fonte ASCOM/ CBPM SECOM Bahia - Foto Feijão Almeida  Com mais de 200 municípios mineradores e um faturamento de R$ 9,7 bilhões em 2023, a ...