CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ACM Neto e José Carlos Aleluia ganham prêmio como parlamentares Os dois políticos do DEM-BA recebem no dia 22 de novembro o Prêmio Congresso em Foco

ACM Neto e José Carlos Aleluia ganham prêmio como parlamentares - Os dois políticos do DEM-BA recebem no dia 22 de novembro o Prêmio Congresso em Foco
zoom
A noite da próxima segunda-feira (22) será especial para 52 parlamentares federais destacados este ano como os melhores de 2010. Mas também terá um sabor especial para um seleto grupo de deputados e senadores que o Congresso em Foco homenageará como os melhores de toda a legislatura. Mais precisamente, para 21 deputados federais e 13 senadores distinguidos com o Prêmio Congresso em Foco pelo menos três vezes na atual legislatura, seja na categoria principal, seja em alguma das categorias especiais. Entre eles estão os depudatos Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e José Carlos Aleluia (DEM-BA).

Conforme o regulamento do prêmio, os parlamentares são indicados pelos jornalistas que cobrem as atividades da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em processo acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, parceiro do projeto desde o seu início. Cabe depois aos internautas definir a classificação final dos congressistas selecionados e os vencedores de categoriais especiais (destaques em áreas como educação, saúde, combate à corrupção etc.).

Esse grupo de 34 parlamentares corresponde a 5% de todo o Congresso. Entre eles, apenas três (os petistas Aloizio Mercadante, senador por São Paulo, Henrique Fontana, deputado pelo Rio Grande do Sul, e Antônio Carlos Biscaia, deputado pelo Rio de Janeiro) não estão entre os finalistas em 2010. Os demais vão acumular a premiação de melhores da legislatura com a de melhores do ano. O objetivo de homenagear os que mais se destacaram ao longo do mandato é valorizar quem manteve uma reconhecida sequência de boas atuações, cumprindo com correção a tarefa para a qual foi eleito.

A seleção dos melhores reúne representantes de dez partidos políticos, de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. O PT, com dez congressistas, e o PSDB, com cinco, são as legendas que emplacaram mais nomes entre os melhores dos últimos quatro anos. O PSB e o DEM vêm logo em seguida, com quatro e três finalistas, respectivamente. PMDB, PDT, PCdoB e PV têm dois parlamentares cada. O PPS, um. O Psol é a única sigla a emplacar toda sua representação na Câmara, de três deputados, na relação dos melhores.

As bancadas estaduais com maior número de representantes são: Rio Grande do Sul e São Paulo, com seis representantes cada, e Rio de Janeiro, com quatro. Seguem Paraná e Pernambuco, com três nomes; Distrito Federal, Acre, Bahia e Espírito Santo, com dois; Amazonas, Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul, com um cada, completam a relação.

Desde que o prêmio foi criado, em 2006, 90 parlamentares (61 deputados e 29 senadores) avançaram ao menos uma vez para a segunda etapa, aquela em que o internauta define a ordem de classificação dos indicados, em alguma das categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...