domingo, 31 de agosto de 2025

IBICARAÍ - 54 aventureiros subiram a Montanha Mágica para contemplar o nascer do sol

 


POR Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

A madrugada fria de sábado para domingo (31/08) foi acompanhada por uma fina chuva que insistia em cair. Mesmo assim, não foi suficiente para desanimar os 54 aventureiros destemidos que encararam a Montanha Mágica e suas intermináveis ladeiras cobertas de lama para viver a experiência de ver o nascer do sol.

Fazer uma caminhada noturna no meio rural, debaixo de chuva, é algo inexplicável. É superação. Cada aventureiro conhece seu limite e, como sempre digo, quem decide ir não tem a opção de desistir. Para dificultar ainda mais a jornada, as ladeiras escorregadias exigiram esforço redobrado tanto na subida quanto na descida.

Mas tudo foi recompensado com a chegada do astro-rei. O sol surgiu e aqueceu a alma e o coração de cada aventureiro. Depois de inúmeras selfies e vídeos nós voltamos, descemos em meio ao cacau, entre risos, quedas e muitas gargalhadas, até chegarmos ao Sítio Cantinho da Paz, de Alvinho e Sueli Caldas — a aniversariante do dia.

Como sempre, fomos recebidos com carinho pelo casal e um delicioso café da manhã, preparado por eles, com apoio dos amigos e aventureiros Yury e Benigno e patrocinado por todos os participantes. Entre conversas, histórias e risadas, celebramos também o aniversário de Sueli com palmas e alegria.

Itabuna vista do alto a noite

Na parte final, seguimos pela estrada rural do Assentamento Santa Maria/Sossego e chegamos a Ibicaraí ao meio-dia, já pensando na próxima caminhada, marcada para o dia 21 de setembro.


Arnold Coelho

Caminhando

sábado, 30 de agosto de 2025

Barro Preto: Mais uma derrota da oposição!

 

Juraci Dias prefeito de Barro Preto 

ASCOM Barro Preto 

Saiu na tarde deste sábado, 30 de Agosto, a sentença acerca da denúncia imposta pela ex candidata a Prefeita Itamaria Barbosa contra o Prefeito Eleito Juraci da Saúde e seu Vice Gideon Ribeiro. 

A oposição do município de Barro Preto, derrotada nas urnas com mais de 2.000 votos de diferença, tentou por vias judiciais e com acusações infudadas, desfazer o desejo da maioria da cidade no pleito eleitoral. 

Em decisão, o Juiz Eleitoral da 136° Zona em Itajuípe, Frederico Augusto deixou claro a falta de coerência e verdade nos elementos apresentados pela denunciante, e o quanto que a expressiva votação no município evidencia que o resultado das eleições foi a vontade do povo e não o uso de recursos em troca de vantagens. 

O Prefeito Juraci da Saúde e seu vice Gideon, eleitos graças a soberania do voto popular, continuam em seus cargos.

Trama golpista: Bolsonaro responde a processo por crimes previstos em lei que ele mesmo sancionou; entenda

 
Foto extraída da Internet 


Link da matéria original (FONTE G1)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, por participação na trama golpista.

O grupo é acusado de cinco crimes, dos quais dois estão em uma lei que pune ataques contra a democracia. A normaaprovada pelo Congresso Nacional em 2021foi sancionada pelo próprio Bolsonaro quando exercia a Presidência.


Bolsonaro responde à ação penal originada da denúncia apresentada em fevereiro pela Procuradoria-Geral da República. Em julho, o Ministério Público voltou a defender a condenação do ex-presidente.

Quanto a Bolsonaro, a denúncia apontou cinco crimes. Dois deles são:


  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito: acontece quando alguém tenta "com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais". A pena varia de 4 a 8 anos de prisão.
  • golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta "depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". A punição é aplicada por prisão, no período de 4 a 12 anos.
Estes delitos foram incluídos no Código Penal pela lei de crimes contra a democracia, sancionada pelo ex-presidente. Eles passaram a fazer parte de um capítulo com "crimes contra as instituições democráticas" e punem já a tentativa de atacar as instituições, mesmo que a ruptura institucional não tenha se concretizado.

Além de Bolsonaro, assinaram a legislação os ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Anderson Torres e Damares Alves. Heleno, Braga Netto e Torres também são réus no processo penal (veja a lista de acusados mais abaixo).

Esta norma substituiu a Lei de Segurança Nacional, que era da época da ditadura militar.

Vetos

Trechos da lei foram vetados à época. Entre eles:


O crime de comunicação enganosa em massa, conhecido popularmente como propagação de fake news. A ideia era punir quem promove ou financia, pessoal ou indiretamente, campanha ou iniciativa para disseminar fatos que sabe inverídicos, e que sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral. A pena seria de 1 a 5 anos de prisão. O então presidente vetou por considerar que o trecho não deixava claro a conduta a ser punida – se de quem gerou a notícia ou compartilhou. A propagação de fake news em meio às eleições, no entanto, é crime por força de uma previsão no Código Eleitoral em vigor.


  • Um capítulo dedicado aos "crimes contra a cidadania", como o atentado ao direito de manifestação;
  • o aumento de pena caso os crimes fossem cometidos por militares e funcionários públicos.

Competência

Pela Constituição, uma das tarefas do presidente da República é sancionar ou vetar leis aprovadas pelo Congresso Nacional. Ao dar o aval à legislação em 2021, Bolsonaro exerceu esta atividade, dentro de suas competências no cargo.


As leis brasileiras, uma vez em vigor, devem ser seguidas por todos os cidadãos. Desobedecê-las pode gerar repercussões na Justiça.


Outros crimes

A PGR também apontou que o ex-presidente teria cometido os seguintes delitos:

  • Liderança de organização criminosa armada: pratica o delito quem lidera organização de quatro ou mais pessoas, estruturalmente ordenada, com uso de armas, caracterizada pela divisão de tarefas, e que tem o objetivo de cometer crimes;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça: ocorre quando alguém age para destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima;
  • Deterioração de patrimônio tombado: o crime fica caracterizado quando alguém age para destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial.

Você sabe o que são os parklets?

 



FONTE The News 



Nenhuma das alternativas. Criados para transformar vagas de carro em miniáreas de convivência, os parklets viraram parte da paisagem de São Paulo.
Com bancos, floreiras e mesas, eles oferecem uma pausa no meio do caos.

Hoje, a cidade já conta com mais de 100 parklets ativos — e essa lógica de “pausar no meio do movimento” acabou inspirando os grandes festivais.

No The Town, por exemplo, foi criado o ProForce Park: um espaço pensado pra quem precisa respirar entre um show e outro, com brindes e totens interativos.

Além da sombra e dos assentos confortáveis, dá pra experimentar por lá o Piracanjuba ProForce, bebida proteica com opções de 15g e 23g de proteína que ajuda na recuperação muscular.

Aqui você vê a grandeza desse stand com tudo o que ele oferece. E se prepara pra um dos maiores festivais da capital paulista.


sexta-feira, 29 de agosto de 2025

A segunda economia do Brasil são os ‘‘bicos’’


FONTE The News 

Faxina, venda de roupas usadas, entregas por aplicativo. Em 10 capitais brasileiras, 56% dos moradores tiveram que buscar uma renda extra no último ano.

O retrato mostra que a criatividade — e a necessidade — estão guiando a renda do brasileiro. Serviços gerais, como manutenção e reformas, foram os mais citados.

  • Até trabalhos ligados ao cuidado e ao afeto apareceram, como babás, cuidadores de idosos e passeadores de cães.

As atividades extras se concentram em famílias com até dois salários mínimos e nas classes D e E. Em Belém, Manaus e Fortaleza, 7 em cada 10 moradores recorrem a bicos.

O dado chama atenção porque 57% também disseram que sua renda principal ficou estável ou até aumentou em 2025.

O paradoxo é que, mesmo com mais dinheiro no bolso, boa parte não consegue manter o padrão de vida apenas com o salário principal, precisando reduzir até o consumo de carnes.


Julgamento de Bolsonaro vira pauta na The Economist

 


FONTE The News 

“O que o Brasil pode ensinar aos Estados Unidos”. Depois de criticar Lula em junho, a The Economist voltou a mirar o Brasil, agora com foco no julgamento do Bolsonaro no STF.

A revista britânica retratou Bolsonaro como “Trump dos trópicos” e apontou que ele e seus aliados devem ser condenados por tentativa de golpe de Estado.

A reportagem reforça o papel do STF como guardião da democracia, mas também critica o peso excessivo do tribunal. Além disso, também critica os impasses fiscais que travam o país e cita a busca por reformas para reduzir a polarização e destravar o crescimento.

O texto descreve o Brasil como um “teste de maturidade democrática”, em contraste com os EUA, que estariam se tornando “mais corruptos, protecionistas e autoritários”.

Segundo o Datafolha, 56% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro tentou dar um golpe em 2023 — um dado que ajuda a explicar por que o julgamento tem repercussão internacional.

Escândalo de corrupção pressiona o governo Milei

 


FONTE The News 

Novos áudios do ex-diretor da Agência Nacional de Deficiência do governo Milei reforçam denúncias de corrupção e citam nomes próximos ao presidente, incluindo sua irmã, Karina Milei.

Nos arquivos, Diego Spagnuolo descreve um esquema de cobrança de até 8% sobre contratos de medicamentos para a rede pública. Ele afirma que Karina ficava com cerca de 3% e que o total desviado chegava a US$ 800 mil por mês.

O caso já havia estourado na semana passada… Spagnuolo, demitido um dia antes, disse ter alertado o Milei sobre os desvios, e acusa os aliados do presidente de “roubarem todo mundo”.

Em um dos áudios, Spagnuolo diz: “Tenho todos os WhatsApps de Karina. Eles não consertaram nada”.

Mesmo sem a Justiça ter confirmado ainda a veracidade das gravações, o Parlamento Argentino já discute abrir uma CPI para investigar o caso.

O escândalo surge a duas semanas das eleições para o governo da província de Buenos Aires e a dois meses das legislativas. A oposição aposta no desgaste, enquanto o governo tenta virar o foco contra o denunciante — com Milei chamando Spagnuolo de “mentiroso” e prometendo processá-lo.

Lula autoriza processo de retaliação contra os EUA

 


FONTE The News 

Na noite de ontem, o presidente Lula deu o aval para o uso da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em julho.

Isso significa que, agora, o Itamaraty pode acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para iniciar consultas para aplicar aos Estados Unidos medidas semelhantes às que eles aplicaram a nós.

O movimento é o mais robusto do Lula em dar uma respota efetiva a Trump. Até então, as medidas quanto ao tarifaço focaram mais em apoiar internamente as empresas impactadas do que realmente “dar o troco” aos EUA.

A Gen Z está investindo como nunca

 

Imagem meramente ilustrativa 

FONTE The News 

Um estudo mostrou que a nova cara da Bolsa de Valores não é mais a do investidor engravatado. Cada vez mais jovens e pessoas de baixa renda estão entrando no mercado financeiro.

Para se ter uma ideia, pessoas de renda abaixo da média estão 5 vezes mais propensos a investir do que há dez anos. Entre jovens de até 25 anos, um terço já tem alguma conta de investimento.

A mudança acontece num cenário em que menos jovens compram a casa própria cedo, e mais escolhem investir. A alta histórica de ações, especialmente de criptos, ajudou a despertar curiosidade e o tal Fear OMissing Out

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Ataque em igreja deixa 2 crianças mortas nos EUA

 


FONTE The News 

Um ataque a tiros em uma igreja católica em Minneapolis, nos EUAdeixou 2 crianças mortas e 17 feridos nessa quarta-feira. sendo que duas crianças permanecem em estado crítico.

O atirador foi identificado como Robin Westman, de 23 anos, ex-aluno da escola católica vizinha. Ele portava um fuzil, uma espingarda e um revólver, todos adquiridos legalmente. Após o ataque, tirou a própria vida.

Pouco antes do crime, Westman publicou um vídeo de 11 minutos no YouTube, exibindo munições e armas rabiscadas com frases como “Mate Trump” e mensagens antissemitas, racistas e contrárias a Deus.

O FBI classificou o episódio como “terrorismo doméstico” e crime de ódio contra católicos. As autoridades também confirmaram que Westman havia passado por um processo de mudança de nome em 2020, após a mãe relatar que a filha se identificava como mulher.

O prefeito de Minneapolis condenou o ódio dirigido à comunidade trans, enquanto investigadores ainda tentam esclarecer como a questão de identidade de gênero se conecta — ou não — à motivação do crime.

 Este foi o 44º tiroteio em escolas nos EUA em 2025. O caso reacende o debate sobre controle de armas e discurso extremista online, já que vídeos e mensagens de Westman seguem circulando em cópias arquivadas.

BARRO PRETO- Prefeitura realiza manutenção na estrada que dá acesso à PA Brasil

  FONTE Moura Notícias  A Prefeitura Municipal de Barro Preto segue realizando serviços de manutenção das estradas rurais. Nesta quinta-feir...