CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

IBICARAÍ- A Serra do Córrego Grande resiste a estiagem


POR Arnold Coelho Jornalista MTB 6446/BA

Subi ontem, domingo (17.12), a Serra do Córrego Grande, com o meu grande amigo Lucas Cardoso (Lukão), parceiro de caminhadas, para olharmos a situação de alguns pontos de nascentes e conversar com Abel de Furtuoso sobre a recuperação de uma barragem que existe na sua propriedade.

Saímos bem cedo (5h30) para fugir do sol quente, em um ritmo forte, sem paradas e chegamos no local às 7h22. Durante o percurso podemos perceber o estrago que essa estiagem tem feito com alguns pequenos córregos que antes corriam água e agora estão secos. 

Chegamos em Abel e graças a Deus vimos uma paisagem verde, com a mata da sua fazenda em perfeito estado, cobrindo as suas nascentes. Apesar da seca e a drástica diminuição do volume da água, as nascentes da sua propriedade continuam derramando o ‘líquido precioso’, essencial para a vida humana.

A barragem que existe na fazenda tem aproximadamente 60 metros por 3 de altura e segundo Abel pode elevar a cinco metros e estender mais 20 metros nas laterais, o que alagaria quase duas hectares do local. 

Segundo Abel o paredão precisa de reparos e ele está disposto a sentar, conversar e alagar a área, criando uma barragem que pode ajudar a cidade nos momentos de estiagem.

Saímos da serra (eu e Lukão) revigorados e torcendo para que o SAAE olhe com carinho essa alternativa, feche uma parceria e recupere mais esse ponto de acumulação e captação de água.


Arnold Coelho

Consumidor de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...