CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Você já plantou uma árvore?

 


Por Arnold Coelho Jornalista MTB 6446

Eu gosto de fazer essa pergunta: Você já plantou uma árvore? Se a resposta é já plantei, então plante outra; se nunca plantou, plante uma ou umas. Não passe por sua existência sem plantar uma árvore. Existem coisas nessa vida que todo ser humano precisa fazer, e plantar uma árvore deveria ser ação obrigatória de todo indivíduo que vive e diariamente consome ou depende de algum produto extraído da natureza.

Faz algum tempo que comecei a perceber a importância de viver em comunhão com a natureza e o quanto é importante a preservação e conservação das nossas matas. Digo sempre que somos abençoados por Deus em poder viver nessa faixa restante de Mata Atlântica - que dizem chegar a 10% do antigo tamanho original de mata primária que existia aqui em meados de 1500, quando os portugueses, franceses e holandeses começaram a povoar e desmatar esse nosso rico e abençoado litoral brasileiro, além dos grandes latifundiários que desmataram muito para plantar café e criar gado bovino.

Li uma notícia outro dia em um conceituado portal de notícias que dizia que depois de 200 anos a nossa querida Mata Atlântica parou de encolher e pode voltar a dar sinais de um pequeno crescimento. A notícia mostra que existe pouco mais de 10% de mata primária preservada e que o restante são áreas desmatadas em processo de regeneração.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), a Terra tem hoje cerca de 3 trilhões de árvores e que ainda é necessário o plantio de aproximadamente 1,2 trilhão de árvores para reduzir o excesso de dióxido de carbono e ajudar a conter o crescimento do aquecimento global. O déficit é alto, mas a solução é simples e está ao nosso alcance, basta que você plante uma árvore e parte do problema estará resolvido.

Então, vai ficar aí parado? Plante uma árvore também! 

Sempre que posso planto árvore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

  Fonte ASCOM/ CBPM SECOM Bahia - Foto Feijão Almeida  Com mais de 200 municípios mineradores e um faturamento de R$ 9,7 bilhões em 2023, a ...