CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Ibicaraí realiza a VI Conferência Municipal de Assistência Social



ASCOM Ibicaraí
Aconteceu na terça-feira 23 de setembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma importante conferência, tendo como tema Assistência Social como Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social, que contou com a participação especial como preletora, da Assistente Social, Mestranda em Políticas Públicas, Especialista em Gestão Pública com 04 anos de experiência na Gestão Estadual, Neila Soledade.
O público presente foi composto por usuários dos serviços da assistência social, sociedade civil, trabalhadores do SUAS, Entidades e Organizações de Assistência Social, Agentes da Rede Assistência, (CRAS, CREAS, BOLSA FAMÍLIA, PIS) e Convidados.
No evento foram discutidos os seguintes eixos temáticos:
    Assistência Social Como Direito do Povo
    Financiamento Público
    Participação Social        
A conferência foi aberta pela gestora do Bolsa Família Tania Vieira, que convidou para compor a mesa, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Genivaldo Paixão, a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Alesandra Brandão e o prefeito Luís Jácome Brandão Neto.
Na oportunidade foi respeitado um minuto de silencio em homenagem póstuma a Joilda Andrade, que coordenava o CRAS José Nery de Santana, que faleceu na semana passada, seguido de uma breve oração pela Assistente Social do CRAS Vila, Jamile Matos.
Em seguida usaram da palavra os componentes da mesa, Genivaldo Paixão, que abordou a importância do trabalho realizado pela secretária Alesandra Brandão, que por ter um coração humano, se sacrifica para atender a todas as demandas, que envolvem a Social, mesmo não tendo recursos para tal, citando como exemplo as ações realizadas em dezembro de 2018, quando as fortes chuvas deixaram muitos desabrigados na cidade. A Secretária, não se furtou da responsabilidade, e junto ao prefeito, colocou toda a equipe do social, bem como de outras secretarias, a disposição dos atingidos, para socorrer de forma urgente, quem na ocasião, acabou ficando até mesmo sem casa.
A secretária Alesandra Brandão, enalteceu a fala do Presidente do CMAS, Genivaldo Paixão, acrescentando que isso que a Social vem fazendo nos últimos anos, não poderia ser diferente, pois ela entende que foi para isso que ela, como cristã, foi colocada por Deus, nesta função tão importante, que certamente, independente do que se diga, vai ficar um verdadeiro legado para as pessoas que foram atendidas pela secretaria, pois, fazer o bem, faz bem.
O prefeito Luiz Jácome Brandão Neto, enalteceu as ações realizadas pela secretaria de Assistência Social, destacando, que conhece bem a mulher que escolheu para ser mãe dos seus filhos e que não se surpreende com o trabalho realizado por ela, pois, já conhece a sua capacidade de muitos anos, ainda enfatizou a importância da conferência, para que os usuários do SUAS, bem como os agentes envolvidos no processo, possam tomar conhecimento de fato e de direito, do que representa esta tão importante secretaria, bem como os diversos serviços prestados por ela.
Em sua palestra, Neila Soledade apresentou números iniciais, para que os presentes pudessem ter uma visão da realidade enfrentada pelo SUAS, que na maioria das vezes, acaba sendo mascarada diante dos imensos desafios enfrentados no dia a dia, por aqueles que tem a responsabilidade de prestar os diversos serviços que envolvem a mesma.
Segundo Neila, apenas 3% do orçamento federal é destinado para a assistência social, que tem visto a sua demanda crescer assustadoramente nos últimos anos, devido ao grande número de demandas agregadas à pasta, que precisa contar cada vez mais, como o aporte do município, para que sejam desempenhadas as ações necessárias, oferecendo assim o mínimo para os que mais precisam.
Em seguida foram divididos os grupos, para a discursão dos eixos temáticos, que apresentaram suas propostas que em seguida foram aprovadas pela plenária, para serem enviadas para aprovação, visando melhorar as condições para que os serviços não sejam prejudicados.
Por fim, foi realizada a eleição dos delegados para representarem o município na Conferência Estadual em Salvador, apresentando as propostas que foram discutidas e aprovadas na Conferência Municipal, sendo eleitas representando a sociedade civil, Larissa Reis (usuária do SUAS) e Marcela Del Rey, (funcionária do SUAS)  e Juliana Costa e Daniela Santos representando o Governo.
Ao término da conferência, a secretária Alesandra Brandão, parabenizou a todos que participaram e convocou os agentes envolvidos, a propagarem o conhecimento adquirido na Conferência, para que essa corrente em defesa das políticas públicas do SUAS possa se fortalecer e trazer para todos uma consciência politizada, em defesa dos nossos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...