terça-feira, 9 de setembro de 2025

Mercados punem derrota de Milei em Buenos Aires

 


FONTE The News 

O resultado das eleições legislativas em Buenos Aires provocou uma turbulência imediata nos mercados argentinos ontem.

O índice Merval, principal indicador da Bolsa argentina, despencou mais de 13%, refletindo a decepção dos investidores com a derrota do partido do presidente Milei para a oposição peronista.

A reação ainda trouxe queda de 5% no peso e de 21% nas ações de empresas argentinas listadas em Wall Street. Tudo isso às vésperas das eleições legislativas nacionais de outubro, consideradas cruciais para o governo.

Analistas apontam o escândalo de suposta corrupção envolvendo sua irmã como um dos principais fatores para a derrota em Buenos Aires.

Além disso, outro fator considerado relevante é que, embora a inflação anualizada tenha caído de mais de 200% para cerca de 36%, e o PIB esteja crescendo acima de 5% em 2025, os eleitores querem resultados mais a curto prazo.

Após o resultado, Milei prometeu uma “profunda autocrítica” e disse que vai redobrar esforços em seu modelo econômico, mantendo a disciplina cambial e monetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As polêmicas da Copa já entraram em campo

  FONTE The News  Primeira polêmica à vista.  A FIFA  está com uma situação delicada  nas mãos que envolve Egito, Irã, a cidade de Seattle, ...