BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Trump confirma tarifaço de 50%… mas com centenas de exceções

 


FONTE The News 

“Foi ruim, mas foi bom”. Esse foi o sentimento inicial de empresários e integrantes do governo brasileiro após Trump oficializar a elevação das tarifas de produtos brasileiros para 50%, mas com um asterisco bem relevante.

O governo americano também comunicou que quase 700 produtos não estão incluídos nessa medida, como suco de laranja, combustíveis, fertilizantes, certos metais e aeronaves — trazendo um belo alívio para a Embraer, que viu suas ações subirem quase 11% após o anúncio.

  • Segundo a Câmara de Comércio para o Brasil, US$ 18,4 bilhões em exportações brasileiras devem escapar do tarifaço — cifra representa 43,4% do total vendido aos EUA em 2024.

  • Já dados do Goldman Sachs indicam que as exceções devem reduzir o impacto médio da tarifa de 36,8% para 30,8%.

Apesar da longa lista de exceções, itens importantes da pauta de exportação, como café, cacau, carne e frutas, devem ser taxados.

Aliados do governo comemoram a “vitória” e o recuo de Trump, enaltecendo o trabalho de Geraldo Alckmin nas negociações e a força do presidente Lula.

Já opositores afirmam que o fato de Trump retroceder nada mais é do que uma estratégia frequentemente utilizada pelo presidente americano para conquistar o que quer.

Com previsão de entrar em vigor no próximo dia 6, o governo brasileiro ganha ainda mais uma semana para negociar e poder alcançar novos acordos com os EUA.

Por falar em taxas…

“Amigos, amigos. Negócios à parte”. Trump resolveu colocar o ditado popular em prática ao anunciar que vai aplicar uma taxa de 25% sobre produtos indianos, além de uma “multa” — ainda sem valor definido — por compras de petróleo e armamentos russos.

  • Segundo o presidente americano, Nova Déli tem ajudado a financiar a guerra na Ucrânia ao manter relações comerciais com Moscou.

  • O governo americano estuda estender sanções a países que comprem produtos da Rússia, o que pode prejudicar a economia brasileira — entenda aqui.

Outro argumento usado por Trump para a medida é o de que a Índia impõe “tarifas altíssimas” e barreiras comerciais mais rígidas do que qualquer outro país, destacando o déficit comercial de US$ 45,8 bilhões dos EUA com o país asiático em 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AI = Alvo dos Investidores?

  FONTE The News  Nos últimos dois anos,  colocar “AI” no nome de sua empresa era quase um atalho para chamar atenção em Wall Street . A sig...