BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

terça-feira, 29 de abril de 2025

Crise do Master acirra disputa entre bancos e fintechs

 


FONTE The News 

Uma guerra nos bastidores do sistema financeiro. Depois do colapso do Banco Master, grandes bancos, fintechs e plataformas digitais, agora, se enfrentam em torno da reforma do Fundo Garantidor de Crédito.

  • O impasse pode impactar uma agenda do Banco Central que, nos últimos anos, ampliou a inovação no setor, com avanços como o Pix e o fortalecimento de instituições de pagamento.

Começando do começo: O FGC é um fundo feito pelos próprios bancos para proteger (garantir) o pagamento de investimentos de até R$ 250 mil caso o banco emissor não consiga arcar com o pagamento — por ter quebrado ou qualquer outra questão.

Pode parecer estranho um banco topar arcar com dívidas bilionárias de um concorrente, mas a ideia é justamente evitar uma crise de desconfiança no setor bancário nacional. Lembre-se que economia é confiança.

Bom… Desde o início da crise do Master, que captava prometendo altos retornos e citando como garantia justamente o FGC, Itaú, Bradesco e Santander querem mudanças no fundo.

Um dos principais pontos levantados por eles é que fintechs e plataformas, que hoje não contribuem com o FGC, deveriam passar a arcar e pagar as contas, uma vez que são “asseguradoras” por ele.

A disputa era silenciosa…

Sem alardes, reuniões sobre o assunto rolavam no Banco Central. No entanto, a venda do Master para o BRB trouxe o tema de vez à tona, expondo as fragilidades e acelerando as conversas.

  • Técnicos do BC têm se mostrado cautelosos para evitar retrocessos, mas já indicam que vão revisar as regras do fundo.

Do outro lado, bancos digitais e plataformas temem perder espaço em um mercado ainda altamente concentrado. A preocupação deles é que os grandes usem sua força para restringir a competição.

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirma que a agenda de inovação será preservada. No radar estão conquistas como o Nubank, que ultrapassou o Itaú em número de clientes, e o modelo de plataforma aberta da XP Investimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dívida estudantil vira rombo histórico nos cofres dos EUA

  FONTE The News  Depois de décadas de expansão, pausas nos pagamentos e perdões bilionários, o sistema de empréstimos estudantis dos EUA  c...