BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nasa resolve mistério de 2.000 anos sobre explosão de estrela

Objeto ficou visível por oito meses no céu da China

explosão 
Nasa


Novas observações dos telescópios da Nasa (agência espacial dos EUA) revelaram como ocorreu a primeira supernova (explosão de estrelas) já registrada e como seus fragmentos se dispersaram a grandes distâncias.
A agência diz que o Telescópio Espacial Spitzer e o Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) resolveram um mistério que existe há 2.000 anos, quando os astrônomos chineses observaram o que resultou ser uma estrela em explosão.
As descobertas mostram que a explosão estelar ocorreu em uma cavidade oca, sem gás e poeira, que permitiu que o material liberado pela estrela viajasse muito mais rápido e mais longe que em outras circunstâncias.
Brian Williams, astrônomo da Universidade Estatal da Carolina do Norte e principal autor de um novo estudo detalhando as descobertas, diz que “esse resquício da supernova tornou-se muito grande e muito veloz”.
– É três vezes maior do que teríamos esperado de uma supernova que foi avistada em explosão há quase 2.000 anos. Agora finalmente pudemos descobrir a causa.
Em 185 a.C, os astrônomos chineses notaram uma "estrela convidada", que apareceu misteriosamente no céu e ficou ali por cerca de oito meses. Na década de 1960, os cientistas determinaram que o misterioso objeto era a primeira supernova registrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dívida estudantil vira rombo histórico nos cofres dos EUA

  FONTE The News  Depois de décadas de expansão, pausas nos pagamentos e perdões bilionários, o sistema de empréstimos estudantis dos EUA  c...