CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 2 de março de 2016

Faxinaço' para combater o Aedes aegypti passou por diversos bairros de Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
A Prefeitura de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica/Atenção Básica, realizaram durante toda manhã da última sexta-feira, 26 de fevereiro, um “FAXINAÇO” nos bairros de Ibicaraí para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Essa ação é parte integrante do Plano de Ação do Estado da Bahia para combater o mosquito por meio da eliminação dos criadouros nas residências, no trabalho e nas áreas públicas.
A ação teve início às 08:00h no prédio do antigo SESP, com a participação de enfermeiros, equipe do CAPS, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate à Endemias (ACE), equipe da Secretaria de Saúde e NASF, todos coordenados pelo secretário de Saúde, Pinheiro Farias. Na oportunidade os participantes do "FAXINAÇO" foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo percorreu os bairros Duque de Caxias, Bela Vista e Corina Batista; simultaneamente o segundo grupo foi para os bairros Sempre Viva, Agripino Monteiro e Delfino Guedes.
Além da distribuição de oito mil panfletos, cada grupo realizava, por onde passava, pequenas palestras sobre educação em saúde, além de visitar e vistoriar quintais, onde o morador também foi orientado em como evitar possíveis focos do mosquito. As equipes aproveitavam para recolher material velho com potencial para futuros criadouros. Paralelo as duas equipes de trabalho, foram destacados dois carros de apoio logístico, dois carros de som e duas caçambas, que fizeram a coleta de todo lixo recolhido.
"Essa foi mais uma ação para tentar diminuir a incidência de casos dessas doenças em nossa cidade e conscientizar a população local. Nossos postos e o hospital recebem a cada novo dia dezenas de novos casos. É preciso que a população entenda que o melhor remédio é a prevenção. O mosquito não pode nascer, e para isso precisamos eliminar possíveis criadouros. Para vencer essa 'guerra' contra o mosquito é necessário que o cidadão vista a camisa e venha literalmente para a batalha conosco. O prefeito Lenildo Santana fez questão de aparecer e pedir o máximo de dedicação nessa ação. “Quero agradecer a minha equipe e pedir mais uma vez o apoio da população", disse o secretário Pinheiro Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...