CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Reeleito à Presidência da Amurc, Lenildo conclama união entre os prefeitos


Fonte ASCOM AMURC
            Durante a Assembleia Geral realizada na manhã desta sexta-feira, 30, prefeitos e representantes municipais elegeram por aclamação o Presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e Prefeito de Ibicaraí, Lenildo Alves Santana. Em seu discurso, ele chamou a atenção dos gestores públicos para a necessidade de concentrar esforços em torno da solução das demandas municipais, dentre elas, a necessidade de incremento das receitas locais.

Para o Biênio 2015/2016, Lenildo sinalizou que estará intensificando o projeto “Município Vivo”, que tem o objetivo de realizar visitas nos municípios associados a entidade para a divulgação das melhores práticas da atual gestão, e, ao mesmo tempo promover uma maior aproximação com os prefeitos, na tentativa de lutar pelo atendimento das demandas municipais.

“O incremento das receitas é um dos mais importantes desafios nos próximos anos, porque é o que garante o funcionamento da estrutura pública. Mas, o principal é estabelecer de forma mais precisa, o sentimento do prefeito com relação a importância do movimento municipalista. Hoje, ou estamos unidos para buscar a solução das demandas ou não conseguimos resolvê-los de forma isolada”, declarou.

Na condução do município de Itajuípe, a prefeita e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró ressaltou as dificuldades financeiras vivenciadas pelos gestores públicos nos últimos anos, mas acredita na mudança desse cenário, a partir do envolvimento de todos os prefeitos, com o apoio da Amurc. “Nós somos a representação da política da região. Vamos nós unir, nós fortalecer e reivindicar a solução dos problemas, que não são só nossos, mas de todos os municípios do Brasil”, expressou.

Além da prefeita de Itajuípe, estiveram presentes: a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso, de Almadina Alba Gleide, o prefeito de Santa Cruz da Vitória Jackson Bonfim, de Buerarema José Aguinaldo Barreto, de Itapitanga Joaquim de Babo, além de representantes dos municípios de Barro Preto, Barra do Rocha e Jussari.

Atuações

Dentre as ações desenvolvidas a frente da Amurc, Lenildo destacou que está sendo implantada uma discussão permanente da Saúde Regional entre os gestores do setor nos municípios, com o objetivo solucionar as dificuldades no atendimento aos serviços públicos de saúde em Itabuna. O diálogo está sendo intensificado entre os prefeitos e representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que estarão se reunindo na próxima segunda-feira, 2, em Salvador.

No âmbito da educação, Lenildo lembrou o convênio firmado com o Instituto Natura, que visa permitir aos municípios da região, o acesso às tecnologias de melhorias da qualidade da educação, através dos programas de qualificação do Instituto. Junto a essa proposta, o órgão estará elaborando os Planos de Educação e de Cargos e Salários da Rede Pública Municipal, na área de atuação da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul.


·        Nova Diretoria Executiva  
  
CARGO
PREFEITO
MUNICÍPIO
Presidente
Lenildo Alves Santana
Ibicaraí
1º Vice-Presidente
Gilka Borges Badaró
Itajuípe
2º Vice-Presidente
Walnio Ribeiro Muniz
Jussari
1º Secretário
Sandra Maísa Baldoíno Cardoso
Floresta Azul
2º Secretário
Jaqueline Reis da Mota
Barro Preto
1º Tesoureiro
Jackson Bonfim de Castro
Santa Cruz da Vitória
2º Tesoureiro
Josefina Maria Castro dos Santos
Coaraci

·        Composição do Conselho Fiscal

CARGO
PRFEFEITO
MUNICÍPIO
Titular
Vera Lúcia Franco Ramos Costa
Barra do Rocha
Titular
Aurelino Moreno da Cunha Neto
Firmino Alves
Titular
Alba Gleide Moura de Gois
Almadina
Titular
Fernanda Santos da Silva
Uruçuca
Titular
Joaquim Cerqueira de Babo
Itapitanga
Suplente
Pedro Jackson Brandão Almeida
Itapé
Suplente
Diane Brito Rusciolelli
Una
Suplente
Maria Ângela Cardoso Castro
Camacan
Suplente
Isravam Lemos Barcelos
Ibirapitanga
Suplente
Gilnay Cunha Santana
Ibicuí


Prazo para matrícula de aprovados no Sisu 2015 começa nesta sexta-feira

studante deve checar nas instituições os documentos necessários.

Matrícula poderá ser feita até terça-feira (3).

Do G1, em São Paulo
Estudantes aprovados no Sisu devem fazer a matrícula até terça-feira (Foto: Arquivo pessoal)Estudantes aprovados no Sisu devem fazer a matrícula até terça-feira (Foto: Arquivo pessoal)
Os candidatos que foram aprovados nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer a matrícula na instituição correspondente a partir desta sexta (30) até terça-feira (3).
(Correção: ao ser publicada, essa matéria informou as datas erradas para a matrícula nos cursos oferecidos pelo Sisu. O texto foi corrigido às 7h55.)
O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.
O Sisu teve um total de 2.791.334 candidatos inscritos para 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.
lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.mec.gov.br. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição. O site permite ainda recuperar a senha do Enem.
Muita gente não se matricula
O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O programa permite ao estudante se candidatar a uma universidade pública de qualquer estado brasileiro. Mas esta mobilidade acaba esbarrando em condições pessoais para poder mudar e se sustentar em outra cidade.

Muitos aprovados na primeira chamada do Sisu acabam não aparecendo nos dias de matrícula. No ano passado, menos da metade das vagas oferecidas na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em janeiro, foi preenchida na primeira chamada. Do total de convocados, apenas 44% dos estudantes convocados efetivamente se matricularam nos cursos aprovados e em 23,4%, as vagas preenchidas não ultrapassaram 25% do total oferecido.
Em 2013, o índice de vagas preenchidas na primeira chamada foi de 41%, e em 2012, de 43,6%.
Aluno tem até dia 6 para confirmar interesse na lista de espera (Foto: Reprodução/Inep)
Aluno tem até dia 6 para confirmar interesse na
lista de espera (Foto: Reprodução/Inep)
Lista de espera
Este ano o Sisu não terá segunda chamada. Quem não foi aprovado pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu até o dia 6 de fevereiro e acompanhar as chamadas que serão feitas a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) foram destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas foram reservadas para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu foram reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.
Prouni x Sisu
Outra opção para os alunos que não forem aprovados nas universidades públicas pelo Sisu é se inscrever no Prouni. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. As inscrições foram encerradas nesta quinta-feira.

O candidato do Prouni precisa ter feito ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular.
Mesmo quem é aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni.
O candidato pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Mas caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni ou a vaga do Sisu.

A Policial militar da Bahia explica processo de identificação de tatuagens em criminosos

Fonte Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br Fotos Carla Ornelas/GOVBA

Imagens quase sempre associadas ao mundo da infância são usadas pelo crime como estratégia de comunicação entre gangues. Tatuagens de duendes, palhaços, anjos, magos, e de personagens infantis como o ‘Saci-Pererê’, ‘Diabo da Tasmânia’, ‘Papa-léguas’, ‘Snoop’, entre vários outros, estão estampadas na pele de criminosos dentro e fora dos presídios brasileiros.

Um estudo sobre esses símbolos revelou que muitas das imagens são identificação de patente, organização criminosa e crimes. Como resultado do trabalho coordenado há aproximadamente dez anos pelo capitão do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, Alden José Lázaro da Silva, da Polícia Militar da Bahia, foi elaborada uma cartilha com 36 tipos de tatuagens associadas a crimes específicos, que já começou a ser usada pela PM no combate à violência.

“A cartilha de orientação de tatuagens é mais uma ferramenta usada no cotidiano da atividade policial para ajudar a nortear as investigações de crimes. Muitas estão associadas a organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), os Caveiras e o Comando da Paz. Isso não significa que quem tiver qualquer tatuagem será abordado. Os determinados tipos de tatuagem encontrados nos presos e a parte do corpo onde foram colocados servirão de alerta, mas as investigações acontecerão caso a gente identifique outros indícios”, explica o capitão.    

Lenda urbana
A cartilha de orientação de tatuagens foi construída com base em investigação policial. “Deparávamos frequentemente com a incidência de certos tipos de tatuagens. Após investigações, a gente conseguia eventualmente ligar alguns dos símbolos a crimes relacionados. Isso se tornou cada vez mais frequente nas conversas entre policiais civis, militares e federais. Tinha virado praticamente uma lenda urbana”, diz o capitão Alden da Silva.

A partir de alguns documentos e fotos coletados pelo PM, foi possível levantar inúmeras hipóteses. Cruzando dados de inquérito policial e processos, o trabalho da polícia foi se confirmando, recorda o capitão.   “O foco principal da pesquisa foram crimes praticados contra o patrimônio e contra a vida [roubo, furto, homicídio e latrocínios]. Juntamos quase 45 mil documentos. Com isso, vimos que a suspeita tinha fundamento. Eles tinham cometidos os mesmos tipos de crimes”, garante. 
A segunda etapa da investigação teve como metodologia visita a presídios e casas de detenção. Foram avaliados os ambientes prisionais da Bahia. “Começamos a fazer um levantamento de quantos presos tinham tatuagens, quais eram e se nesse universo existiam os mesmos padrões encontrados nas delegacias. Mais uma vez tudo se confirmou”, disse.

Com o novo conteúdo obtido, outro cruzamento de dados foi feito e, segundo o policial, as imagens batiam com as tipificações dos crimes. De acordo com ele, os magos e duendes são comuns em traficantes de drogas; palhaços e, principalmente a figura do coringa são associados a roubo e morte de policiais; e o papa-léguas aos aviões, mais frequente em entregadores de mercadores que fazem o transporte de droga. São inúmeros tipos, mas normalmente essas figuras estão construídas de forma sinistra”. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cras de Ibicaraí inicia inscrições para cursos de pintura, bordado e corte e costura

Texto: Arnold Coelho – Foto: Raimundo Gomes | Arquivo PMI
 A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria de Assistência Social, avisa que estão abertas as inscrições para os cursos de pintura, bordado e corte e costura, na sede do Cras de Ibicaraí (prédio José Nery de Santana), situado à Rua João Pessoa, 124. As inscrições vão até o final de fevereiro, com 20 vagas para cada oficina, e os alunos precisam ser beneficiários do Programa Bolsa Família e maiores de 18 anos.
Os cursos terão três meses de duração, com aulas no período da manhã e tarde, durante quatro dias da semana. A Coordenação Geral é de Joilda Andrade, que conta com o apoio da Coordenadora pedagógica Eva Santos; da Assistente Social Evaniela Dias e das psicólogas Juliana Henrique e Genilda Neta, além da secretária de Programas, Edcarla Reis Santos e equipe.
As aulas acontecerão nas segundas e quartas-feiras para corte e costura das 8:00h às 11:00h e das 13:30 às 16:30 com o monitoramento de Diones Xavier e Edna Santos. Às terças e quintas-feiras as aulas serão no período da tarde, das 13:30 às 16:30, com Pintura e Bordado, e terão o monitoramento de Fátima Figueiredo e Maria Silveira.

A AMURC, UESC e o Programa AGIR realizaram mais um fórum com o tema Saúde


Texto e fotos André Luiz Evangelista 

Na manha da última quarta-feira (28), aconteceu na sala 209 (duzentos e nove) da FTC em Itabuna, mais uma reunião do Fórum pro Saúde Regional, fórum este que tem a organização da AMURC, UESC e Projeto AGIR.
Estas reuniões têm como principal objetivo analisar a saúde regional e buscar soluções para o melhor atendimento da clientela. Participaram da reunião o Fórum, varias cidades da região, representadas por seus secretários, já Ibicaraí esteve representada pelo Prefeito Lenildo Santana que é o presidente da AMURC e do Consorcio Litoral Sul, pelo secretário de Saúde Antônio Pinheiro Farias que é o presidente da CIR Comissão Intergestora Regional, e assim designado para representar os municípios em reuniões e audiências com secretário estadual e com o ministério da saúde, ainda representou Ibicaraí os vereadores Klaus Farias (PP) e Valtaire Moreira (PT).

Entre os presentes ainda destacamos, a secretária de Camacan sanitarista Odeci que é a presidente do fórum, a secretária Stela secretária de Itacaré, Roberta Secretária de Canavieiras, Dr. Erico Secretário de Itabuna e o professor Alessandro Pro Reitor da UESC.

Foi uma reunião bastante proveitosa, o prefeito Lenildo Santana, informou que a AMURC agendou com o secretário estadual de saúde toda primeira segunda – feira do mês, para uma audiência com os representantes do Fórum Pro Saúde e prefeitos, e que a primeira reunião acontece no próximo dia 2 de fevereiro.

Os diretores do Fórum, já estão programando uma oficina para melhor detalhar a problemática da saúde regional para ser apresentada na reunião do dia 2 de março.        




Mensagem de Apresentação do Coronel PM Anselmo Brandão revela que a filosofia de trabalho é idêntica a do Major Waldilson Serqueira comandante da 63ª CIPM/IBICARAÍ

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Infraestrutura inicia terraplenagem para construção de quadra coberta

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
 A Gerência de Infraestrutura da prefeitura de Floresta Azul iniciou na manhã de ontem, terça-feira, 27, o trabalho de terraplenagem na praça Lomanto Júnior (local onde será construído a quadra coberta), no centro da cidade. As máquinas estão trabalhando no local para em seguida a construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços ME dar início à construção da futura quadra. De acordo com o Gerente de Infraestrutura da Prefeitura de Floresta Azul, Antônio Carlos, o trabalho vai durar em torno de três dias e o início da obra está previsto para os próximos dias.
 QUADRA COBERTA
A nova quadra poliesportiva coberta terá arquibancadas, banheiros e palco. Na parte externa, além de uma área verde, a quadra contará com pista para caminhada, jardins, aparelhos para musculação e quiosques. Essa obra é uma parceria da prefeitura com o Governo Federal, via Ministério da Educação - PAC 2 e tem custo da ordem de 510 mil reais, com prazo de conclusão de seis meses. A parte externa custará em torno de 150 mil reais e será construída com recursos próprios.

Agência Móvel da Coelba em Floresta Azul

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar serviços da concessionária até os consumidores, estará durante alguns dias atendendo os moradores do município de Floresta Azul. A unidade ficará estacionada em frente ao Jardim Encantado, nas proximidades da prefeitura municipal. O horário de atendimento é das 08:30h às 16:00h.
No local os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedido de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.
7As Agências Móveis integram o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade. De acordo com os funcionários da Coelba o atendimento móvel é provisório, até a colocação de um posto fixo na cidade - o que acontecerá em breve.

Ibicaraí -Infraestrutura recupera estradas vicinais

 
Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes
 A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, continua recuperando estradas vicinais em toda zona rural do município. Na última quinta-feira, 22, parte da patrulha mecânica se deslocou para recuperar trecho de estrada que circula parte da represa que abastece os municípios de Floresta Azul, Firmino Alves e Santa Cruz da Vitória. A ação foi feita no trecho da estrada que se encontra dentro do município de Ibicaraí, e foi fruto de uma parceria entre a prefeitura e fazendeiros daquela região, que solicitaram as máquinas e colocaram combustível para a realização do patrolamento.
 O trabalho de recuperação de parte da estrada durou três dias. A ideia agora é fazer a mesma proposta de parceria para a prefeitura de Floresta Azul, onde os proprietários rurais entram com o combustível e a prefeitura local entra com as máquinas para patrolar a parte da estrada que está dentro do município de Floresta Azul, mais o cascalhamento.
 "Essa solicitação é antiga e só agora, através dessa parceria, foi possível atendê-los. São aproximadamente 220 quilômetros de estradas vicinais em todo o município. Esse tipo de parceria é muito importante, pois a prefeitura tem as máquinas, mas nem sempre tem o combustível. Recebemos novos equipamentos e temos recuperado muitas estradas vicinais, mas o aumento no consumo de diesel é notório. Esses equipamentos consomem muito e precisamos repensar o planejamento, pois o processo de licitação de combustível é feito a cada início de ano e o consumo é relativo ao estado das estradas", disse Leildo Santana, secretário de Infraestrutura.

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...