CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 29 de novembro de 2014

Noite de entrega de Certificados do Pronatec no C40 em Ibicaraí

 

Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

A noite de quinta-feira, 27, no Clube dos 40 em Ibicaraí foi marcada por muita emoção, alegria e felicidade por parte dos mais de 100 alunos presentes, além de parentes e amigos que compareceram à cerimônia de entrega dos certificados de conclusão das primeiras turmas dos cursos técnicos do Pronatec. Durante três meses esses alunos, que na sua grande maioria trabalham durante o dia, tiveram a oportunidade de voltar à uma sala de aula.

 Era normal ouvir de muitos alunos que era preciso muita dedicação e força de vontade para encarar uma sala de aula novamente, depois de um exaustivo dia de trabalho. As aulas aconteceram de segunda a sexta-feira, das 18:30 às 22h:00min e em alguns casos aos sábados, com aulas práticas.

No total foram 15 alunos na turma de Agentes de Alimentação Escolar; 15 de Auxiliar Administrativo; 12 de Auxiliar de Cozinha;18 de Cuidador de Idoso; 22 de Cuidador Infantil; 25 de Vendedor e uma turma de Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos, que não quiseram participar da cerimônia de entrega dos diplomas. 107 alunos receberam o certificado de conclusão do curso, que aconteceram de julho a setembro e de agosto a outubro desse ano.

A noite teve o competente radialista e blogueiro André Luiz Evangelista como cerimonialista, tocando com maestria as ações do evento e contou com as presenças do prefeito Lenildo Santana, da Secretária de Assistência Social Ângela Santana, do secretário de Educação Uildo Batista, do coordenador do Pronatec Jackson Jardel Menezes, da supervisora da unidade de Ibicaraí, Leninha Vila Nova Cavalcante e do orientador da unidade local, Márcio Abreu, além de diversos professores.

A parte final do evento foi marcado por uma belíssima festa de formatura ao som da banda Cor de Canela.

"O compromisso da atual administração e a parceria das secretarias de Assistência Social e Educação para com o Pronatec de Ibicaraí é a certeza de uma parceria vitoriosa. Enquanto for secretário desse município os cursos técnicos serão uma das minhas prioridades", disse Uildo Batista.

"A qualificação profissional está sendo uma constante nessa administração. Essa semana entregamos certificados para alunos e alunas do CRAS nos cursos de corte e costura, bordado e pintura e agora estamos entregando mais de cem diplomas de cursos técnicos em nosso município. É algo que até pouco tempo era inimaginável. Fico feliz em fazer parte desse processo de mudança", falou a secretária de Assistência Social Ângela Santana.

"Tenho ido a inúmeras cerimônias de entrega de diploma dos cursos do Pronatec, mas tenho que admitir que nunca tinha visto nada igual. Isso só mostra o grau de comprometimento do município, das secretarias de Educação e Assistência Social e principalmente dos alunos que levaram a sério os cursos aqui oferecidos", disse o coordenador do Pronatec Jackson Jardel.

 








Prefeitura de Floresta Azul faz reposição de lâmpadas em Coquinhos

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A Gerência de Infraestrutura da Prefeitura de Floresta Azul deu início na última quarta-feira, 26, o serviço de reposição de lâmpadas e colocação de braços para instalação de luminárias em 10 postes de algumas ruas do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). Na quinta-feira 27,  a equipe repararou alguns buracos existentes em algumas ruas da localidade. O gerente de Infraestrutura Plínio Oliveira monitorou os trabalhos acompanhado do administrador do distrito Pedro Alberto e da vereadora Irá que moram na localidade.

As reposições dos braços, luminárias, reatores e lâmpadas de vapor de mercúrio foram realizadas pelo eletricista da prefeitura, Domingos Souza. O trabalho foi feito em 10 postes nas ruas 2 de Julho, Bela Vista e J. J. Seabra. De acordo com Plínio o custo de iluminação de cada poste gira em torno de R$ 250,00, totalizando R$ 2.500,00 e esse trabalho é mais uma ação feita com recursos próprios.

Segundo o Administrador de Coquinhos, Pedro Alberto, essas solicitações de serviços foram feitas por ele e a vereadora Irá, diretamente com a Prefeita Dra. Sandra Cardoso. "Vínhamos sofrendo com essas ruas escuras e alguns buracos nas ruas. O pedido foi feito por mim e a vereadora Irá e mais uma vez a prefeita autorizou Plínio e equipe a fazerem esses reparos. Sabemos que a prefeitura passa por dificuldades, mas Dra. Sandra não tem medido esforços para nos atender. O povo de Coquinhos mais uma vez agradece o empenho da gestora", disse Pedro Alberto.

IPTU Premiado da Prefeitura de Ibicaraí já tem o nome dos ganhadores



Texto: Arnold Coelho

A Procuradora Geral do Município de Ibicaraí, Adenildes Santos de Jesus, e o Secretário Municipal de Finanças José Paulo Gonçalves avisam que os prêmios do IPTU Premiado 2014, da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, foram sorteados através das centenas do primeiro ao quinto prêmio da Loteria Federal - extração 04921 de 22 de Novembro de 2014. Dos cinco prêmios sorteados, um ficou de fora, pois a centena do terceiro prêmio foi 986, ultrapassando os quase 500 cupons que participaram dos sorteios e que seguiam a ordem numérica crescente, partindo do 0001.

O secretário José Paulo Gonçalves explicou que aproximadamente 900 pessoas pagaram e pegaram cupons para o sorteio, mas grande parte das pessoas não apareceram para entregar os cupons preenchidos, restando pouco mais de 400 cupons que participaram do sorteio pela extração da Loteria Federal.
O terceiro prêmio não teve ganhador, havendo um remanejamento na ordem dos sorteios, ficando de fora o quinto prêmio, que de acordo o Decreto No 098/2014, seguirá o cumprimento disposto em lei do referido decreto.

De acordo com a Procuradora Dra. Adenildes os ganhadores já foram contatados e deverão procurar o setor de Tributos no prédio da Prefeitura na próxima segunda-feira, 01 de dezembro, munidos de documentos pessoais do respectivo imóvel, além do carnê do IPTU pago.
Segue abaixo a lista dos prêmios e dos quatro ganhadores:

1º PRÊMIO - TV LED 32"
FLORISVAL SANTOS FREIRE, Rua Josias Santos, 52

2º PRÊMIO - 01 GELADEIRA
ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE
Responsável: DOMINGAS SANTANA (Posto do SESP)

3º PRÊMIO - 01 FORNO MICROONDAS
ANDERSON FRANCISCO, Av. São Vicente de Paula, 991

4º PRÊMIO - 01 LAVADORA DE ROUPAS
MARIA DE LOURDES JESUS DE SANTANA, Av. José de Oliveira Matos, 101 - Bairro Agripino Monteiro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CRAS de Ibicaraí entrega certificados de Corte e Costura, Bordado e Pintura

 
Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira, (26), (das 9:00h às 11:30h), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), rua João Pessoa, 124, em Ibicaraí, a entrega dos certificados dos cursos de Corte e Costura (monitoras Diones Santos e Edna Silva); Pintura (monitora Maria de Fátima); Bordado (monitora Maria Silveira). Os cursos tiveram duração de três meses e contaram com a presença de 60 alunos.

Estiveram presentes na entrega dos certificados a Secretária Municipal de Assistência Social, Ângela Santana; a Coordenadora Geral do Cras, Joilda Andrade; a Coordenadora Pedagógica, Eva Santos; a Coordenadora de Programas Sociais, Edcarla Reis Santos as Coordenadoras Pedagógicas Evanice Santos (Sede) e Rosália Amorim (Vila Santa Izabel), Genilda Neta Psicóloga e equipe de apoio.

"O trabalho de qualificação profissional do CRAS tem um impacto social positivo na vida de cada participante. São pessoas simples que recebem atenção e orientação profissional. Além de se qualificarem profissionalmente essas pessoas ocupam o tempo ocioso com conhecimento e troca de informações, além de melhorarem o convívio social. Os alunos e nossa equipe estão de parabéns por mais uma etapa desse projeto realizado", disse a Assistência Social Ângela Santana.

Prefeita de Floresta Azul tem as contas aprovadas pelo 5º ano consecutivo

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Finanças

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou as contas da Prefeitura Municipal de Floresta Azul, sob a gestão da atual prefeita Sandra Cardoso Marcelino, referente ao exercício financeiro de 2013.

De acordo com a decisão, o conselheiro Paulo relator Paolo Marconi emitiu parecer comprovando a regularidade das contas, que foram votadas em Salvador na tarde de ontem, quinta-feira, 27.
Novamente a prefeita tem as suas contas aprovadas, uma vez que os exercícios financeiros de 2009, 2010, 2011 e 2012 também receberam a aprovação do Tribunal. A prefeita de Floresta Azul governará o município até 2016.


“Pelo quinto ano consecutivo tenho as contas do município de Floresta Azul aprovadas. É a sensação do dever cumprido. Mas essa conquista eu divido com minha equipe de governo e o povo de minha terra. Administrar uma das cidades que menos arrecada no país, e com transparência, seriedade e honestidade e ter as contas aprovadas é motivo de orgulho”, concluiu Dra. Sandra Cardoso.

Campanha Novembro Azul aconteceu no USF Dr. Gelson Lopes em Ibicaraí

 
Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Gelson Lopes, situado à travessa São João, s/n, bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo) em Ibicaraí, realizou durante todo o dia da última quarta-feira, 26, mais uma etapa da campanha Novembro Azul que está ocorrendo em todo o Brasil.

A ação na USF foi coordenada pela enfermeira Márcia Maria Pinto, com o apoio dos agentes comunitários de saúde Pollyanna, Dermevaldo, Ana Lúcia, Marlene, Elys, Elenice e Joel, além do técnico de enfermagem André, da doutora Suzana Soeiro, do odontólogo Kayuri, ACD Jamile, do recepcionista Diego e da auxiliar Maria de Fátima. A ação contou ainda com o apoio da equipe do NASF local, com o assistente social Eduardo, a psicóloga Maiane, o fisioterapeuta Jenilson e a nutricionista Francine, além das  voluntárias Tuca (enfermeira) e Ingrid (técnica de enfermagem).

Durante todo o dia foram atendidos em torno de 240 homens que fizeram aferição de pressão, testes de glicemia com os enfermeiros da unidade, além de atendimento médico. Aconteceu também a distribuição de preservativos e medicamentos específicos com a devida orientação médica, além de entrega de lembranças.

Outro ponto forte da ação foram as palestras sobre o Câncer de Próstata, DSTs, Direitos Sociais da Pessoa com Câncer, Alterações Psicológicas e Emocionais da Pessoa com Câncer de Próstata e Câncer de Boca. A ação teve a intensa participação da comunidade masculina, que procurou o posto de saúde durante o dia.


Secretaria de Educação de Floresta azul homenageia dirigentes escolares do município

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Foi realizado na última segunda-feira, 24/11, em Floresta Azul, uma Festa de Máscaras em homenagem aos dirigentes de escolas municipais, organizado pela Coordenadora Geral de Pedagogia do município, Edvanise Cordeiro e equipe, como forma de confraternização e descontração pelo ano letivo. O evento teve inicio às 19:00h com encerramento às 22:00h, e foi realizado nas instalações do Cras, localizado na Avenida Raimundo Cardoso, próximo ao estádio de futebol.

Estiveram presentes ao evento a secretária municipal de Educação, Sayonara Leão, acompanhada de dirigentes, coordenadores da Educação municipal e diversos convidados. Como forma de agraciar a todos os presentes, foram mostrados vídeos e feito homenagens com entregas de brindes, além de diversas brincadeiras e ao final do evento foi servido um delicioso jantar e uma homenagem surpresa à secretária de Educação Sayonara Leão.

Segundo a secretária de Educação, “Essa festa foi um reconhecimento a toda dedicação e competência com que os gestores educacionais trabalham em Floresta Azul”, declarou Sayonara Leão.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dilma sanciona lei que alivia dívidas de Estados e Municípios

Dilma sanciona lei que alivia dívidas de Estados e Municípios
Foto: Reprodução

Fonte Bahia Notícias

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a lei que altera a correção das dívidas de Estados e Municípios com a União. Com a medida, fica aberta a possibilidade de contratação de empréstimos e ampliação de investimentos para governadores e prefeitos. Aprovada no Senado no início do mês, a lei permite que as dívidas contraídas antes de 2013 sejam recalculadas, de maneira retroativa.

 Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, prefeitos e governadores temiam que Dilma vetasse o dispositivo da lei, que provocará perdas para o governo federal. Com a lei, Estados e municípios beneficiados pela mudança terão abatimento nos pagamentos mensais que fazem à União. 

Com a nova lei, o saldo das dívidas será corrigido pela variação do IPCA, o índice oficial de inflação, mais 4% ao ano, ou pela taxa básica de juros definida pelo Banco Central, o que for menor. Hoje, os débitos são corrigidos pelo IGP-DI mais juros de 6% a 9%. Rio Grande do Sul, Alagoas e 180 municípios serão beneficiados com a troca de indexador.

 De acordo com o Ministério da Fazenda, o governo federal perderá R$ 59 bilhões com a mudança. A estimativa é que no próximo ano, a perda de receita para a União seja de R$ 1 bilhão. Governadores e prefeitos devem à União hoje cerca de R$ 500 bilhões. A mudança no indexador das dívidas era uma reivindicação antiga.

Dilma se reúne com trio de ministros que comandará a economia

Fonte G1


O trio que vai comandar a economia – Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que permanecerá no cargo – passou esta terça-feira reunido com a presidente Dilma Rousseff, discutindo medidas para a economia.

Em alguns momentos, a reunião teve a participação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Casa Civil). Se tudo ocorrer conforme o previsto, o anúncio das nomeações dos novos ministros deverá ocorrer na quinta-feira.

Joaquim Levy está em Brasilia desde esta segunda-feira, estudando medidas para propor à presidente. Em setembro, as contas públicas fecharam com o pior resultado da série histórica.


Prefeitura de SP estuda reajustar a passagem de ônibus para R$ 3,40

Aumento no valor da tarifa deve passar a valer a partir de janeiro de 2015.

Com reajuste, subsídio da Prefeitura cairia para R$ 1,4 bilhão.

Tatiana SantiagoDo G1 São Paulo

Manifestantes reunidos no Viaduto do Chá protestam contra a possibilidade de aumento das tarifas de ônibus em São Paulo e nos municípios da região metropolitana.  (Foto: Roney Domingos/G1)Manifestantes reunidos no Viaduto do Chá protestaram nesta terça-feira (25) contra a possibilidade de aumento das tarifas de ônibus em SP e na Região Metropolitana. (Foto: Roney Domingos/G1)
A Prefeitura de São Paulo estuda reajustar o valor da tarifa dos ônibus municipais da capital paulista a partir de janeiro de 2015 para R$ 3,40, segundo estudos da São Paulo Transportes (SPTrans). O anúncio do aumento deve ser feito no fim de dezembro.

Em junho de 2013, o prefeito Fernando Haddad (PT) revogou o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 3,20 e manteve o preço da passagem nos atuais R$ 3 após - vigente desde 2011 - após uma série de protestos, organizados pelo Movimento Passe Livre (MPL). Nesta terça-feira (25), manifestantes foram à Prefeitura, no Viaduto do Chá, Centro da capital, para cobrar que a tarifa não sofra reajuste.Com o reajuste, o valor do subsídio que a Prefeitura paga às empresas de transporte urbano cai do atual R$ 1,6 bilhão para R$ 1,4 bilhão ao ano, de acordo com dados da administração municipal. Se o reajuste não for aplicado, a Prefeitura terá que pagar R$ 2 bilhões para subsidiar o valor das passagens.

De acordo com o estudo, se fosse levado em conta somente a inflação acumulada no período, a tarifa seria reajustada em R$ 3,75. No entanto, esse valor pesaria muito no bolso dos usuários do transporte público e poderia gerar uma nova onde de protestos.
Na tentativa de diminuir o impacto nas finanças dos passageiros, a previsão é que o preço não seja superior a R$ 3,50.
Três medidas podem contribuir para diminuir os custos dos cofres públicos com o subsídio: a primeira é a sanção da presidente Dilma Rousseff do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com a União e alivia a situação fiscal desses entes da federação. Com a lei vigorando, o município de São Paulo recuperaria a médio e longo prazo a possibilidade de fazer novos empréstimos.
Auditoria vai influenciar
A segunda medida depende da conclusão da auditoria sobre o sistema de transporte público de São Paulo, realizado pela consultoria Ernst & Young, que deve ser entregue no dia 10 de janeiro.

A auditoria foi realizada após os protestos contra o aumento das passagens, para examinar as planilhas de custos e de remuneração das empresas de ônibus. Com os dados em mãos, a Prefeitura pretende realizar uma nova licitação mais equilibrada do sistema.
IPTU
O aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , barrado por liminar na Justiça no passado, seria uma terceira alternativa para custear o subsídio dado às tarifas, segundo Haddad.  A possibiliade de reajuste - de até 20% para imóveis residenciais e de 35% para comerciais - será julgada nesta quarta-feira (26) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Subsídio
Atualmente, 70% do valor da passagem é custeada pelos passageiros; 10% do valor são custeados pelos empresários do setor e 20% pelo poder público, ou seja, pela Prefeitura através de subsídios.

Em 2012, as empresas de ônibus receberam cerca de R$ 1 bilhão em subsídios. Em 2013, com o lançamento do Bilhete Único Mensal, a contrapartida para o sistema de ônibus foi de R$ 1,25 bilhão. E, neste ano, foi gasto R$ 1,6 bilhão.

Chuva forte atinge represas e quatro sistemas sobem em SP

Níveis de Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Grande aumentaram.

Cantareira segue em queda, mesmo com chuva de 22,3 milímetros.

Do G1 São Paulo
A chuva atingiu com intensidade nesta terça-feira (25) as represas que abastecem a Grande São Paulo. Nos seis grandes sistemas geridos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), choveu 237,8 milímetros no total, o que elevou o nível dos reservatórios de quatro deles.
O Sistema Guarapiranga teve a maior chuva registrada entre todos os sistemas: choveu 69,6 milímetros na terça. O nível saltou de 31,9% para 33,4%, acréscimo de 1,5 ponto percentual.
Porém, no Cantareira, onde a situação é mais crítica, o nível caiu novamente. A chuva de 22,3 milímetros não aumentou o índice das represas, que baixou de 9,3% para 9,2%. O volume acumulado já conta com a segunda cota da segunda reserva técnica do sistema. O nível já não sobe há 224 dias.
No Alto Tietê, o índice subiu de 5,7% para 5,8% após chuva de 32,5 milímetros. Os outros dois que subiram foram Alto Cotia, de 27,8% para 29,1% após chuvas de 51,6 milímetros, e Rio Grande, de 63,1% para 63,8%. No Rio Grande choveu 33 milímetros.
Além do Cantareira, Rio Claro, com chuva de 28,8 milímetros, também teve queda: de 30,7% para 30,3%.

Temporal na terça
Carros alagados e pedestres ilhados na Rua Antônio Buscuola, no centro de Osasco, grande São Paulo, nesta terça-feira (25), depois da forte chuva que caiu na cidade. (Foto: Renato Silvestre/Estadão Conteúdo)
Chuva forte caiu na Grande SP.
 (Foto: Renato Silvestre/Estadão Conteúdo)
A capital paulista ficou em estado de atenção para alagamentos por duas horas na noite de terça devido ao temporal que atingiu a cidade. O Centro de Gerenciamento de Emergências chegou a registrar 17 pontos de alagamento em São Paulo.
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás operaram com velocidade reduzida em alguns trechos também por conta da chuva. Os motoristas também foram prejudicados: a cidade chegou a registrar 186 km de vias congestionadas às 19h30. A média para o horário varia entre 75 km e 129 km.
Previsão para os próximos dias
O tempo muda no decorrer da quarta-feira (26) com a propagação da frente fria pelo oceano. É esperada maior nebulosidade e chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 26ºC.

A quinta-feira (27) ainda começa com muita nebulosidade e chuvas que diminuem no decorrer do dia. O sol até aparece entre muitas nuvens no decorrer da tarde, mas as temperaturas não sobem muito.
As chuvas previstas devem ajudar a amenizar a estiagem, entretanto ainda devem ser insuficientes para repor o nível dos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, de acordo com o CGE.

Rui comemora entrega de equipamento esportivo para Salvador e diz que anúncio da reforma administrativa será segunda-feira

Fonte Assessoria de  Imprensa Rui Costa 

“É uma alegria enorme estar no bairro de Cajazeiras para participar da inauguração de uma obra pública com esse porte, à altura da população”, afirmou o governador eleito da Bahia, Rui Costa, ao se referir ao novo Ginásio de Cajazeiras, que foi entregue nesta terça-feira (25) à população de Salvador.

Ele definiu o ginásio como um equipamento de inclusão social, e esperança de um futuro melhor para a juventude da comunidade local. A intenção do novo governador é fortalecer a prática do esporte em toda a Bahia. “Quando damos oportunidade de esporte, cultura e educação aos jovens, estamos construindo uma sociedade de paz, com mais alegria nas famílias”. A obra do governo do Estado contou com mais de R$13 milhões em investimentos públicos.

Cajazeiras e bairros vizinhos estão contemplados nos planos do próximo governador. A continuidade de projetos é certa e novidades estão previstas no programa de governo. O metrô para a comunidade local já possui arranjo financeiro, R$ 800 milhões foram assegurados na última semana. E a Avenida 29 de Março vai passar por todo o vale da região e seguir até o bairro de Paripe, conforme o documento. Com isso, ele defendeu que “o miolo da cidade terá uma nova forma de se movimentar”.

Ao ser questionado sobre o andamento da reforma na máquina pública, Rui disse que o anúncio da nova estrutura tem data marcada para a próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro. “Vamos apresentar a nova proposta aos deputados da base e também faremos uma coletiva à imprensa. Neste momento, estamos finalizando os trabalhos”.

Crédito das imagens: Mateus Pereira

ASSESSORIA DE IMPRENSA RUI COSTA

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ibicaraí- Funcionários do município fazem curso pratico para atuar no novo laboratório que será inaugurado.



Texto e fotos André Luiz Evangelista

Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito Lenildo Santana acompanhado do diretor de esportes Josevan Dias e da diretora administrativa da saúde enfermeira Taisa Fraga, procedeu visitas ao hospital Municipal Arlete Marom de Magalhães, e a mais duas 
unidades básicas de saúde. No hospital o prefeito Lenildo acompanhou de perto o treinamento dos funcionários do laboratório que será implantado no hospital e os equipamentos já estão todos comprados, no momento da visita do prefeito estava acontecendo um treinamento feito pela técnica em laboratório Sandra Habib e pelo bioquímico Olavo Granjeiro, estes estavam aprendendo a manusear a 
maquina analisador hematológico de 18 parâmetros (contador de células) que custou R$ 28.500,00 (vinte e oito mil e quinhentos reais), o treinamento esta sendo dado pelo técnico enviado pela empresa que vendeu a máquina, muito em breve o município estará inaugurando o laboratório de analises clinicas próprio do município.

O prefeito ainda visitou as unidades básicas do Bela Vista e do distrito da Saloméa, em todas às unidades o prefeito conversou com funcionários e com a população de cada lugar.

Vale salientar, que estas visitas não são ocasionais, pois o prefeito tem o habito de visitar todos os setores e secretarias do município de Ibicaraí, visitas estas que é feita sempre de surpresa.      







Ibicaraí – Câmara de Vereadores realizou Audiência Publica com a participação do prefeito Lenildo Santana.

Texto e fotos André Luiz Evangelista

Na noite da última segunda-feira (24), a Câmara de vereadores atendendo ao requerimento da vereadora Adriana Assis, realizou uma audiência pública para tratar das contas do executivo gestão 2012.

Na oportunidade estiveram presentes, o prefeito Lenildo Santana, o secretário de finanças Paulo Gonçalves, o assessor contábil Carmerindo Júnior, os onze vereadores da casa e a população representa.

O presidente logo após a abertura dos trabalhos, e, feito o rito, transformou a sessão em audiência publica. A vereadora Adriana Assis leu o parecer prévio do TCM, fez as explanações e em seguida, passou a palavra para o assessor contábil do município, este por sua vez explicou tudo de forma catedrática e mostrou por documentos, que tudo é maneira de se interpretar texto, pois disse o assessor que as contas de uma forma em geral são analisadas por conselheiro de forma aleatória, e quando não acontece caso grave, (desvio de conduta, enriquecimento ilícito, falta de prestação de contas de convênios realizados pelo município, falta de planejamento técnico etc.), pois o município de Ibicaraí apresentou tudo e dentro da regularidade inclusive é isto que diz o parecer prévio do TCM. Disse o assessor Carmerindo Júnior.

Ainda se manifestaram os vereadores Osaná Crisóstomo, Valtaire Moreira, Jesseone e Pr. Erasmo, em seguida falou o prefeito Lenildo Santana que disse que ser administrador de um município como Ibicaraí é saber que, para se manter as contas em dia tem que se sacrificar um posto de saúde ou um colégio com o fechamento, e isso eu prefeito Lenildo Santana não farei, pois o fechamento destes equipamentos acarretará em contas aprovadas, mas por outro lado também resultará em pais de família desempregados, além de que a população sofreria muito com a ausência dos serviços, e, é preciso se falar que no relatório prévio do TCM eles dizem claramente que atingimos todas às exigências de planejamento técnico, e tudo mais, sedo que apenas ultrapassamos gasto com pessoal, ou seja, não queremos demitir, e ainda trocando em miúdos não queremos ter pai de família sem prover o sustento da família. O prefeito Lenildo Santana mostrou com o parecer prévio do TCM que a aprovação das contas é mais por questão de interpretação.                 

              

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...